INFANTIL

Desenvolvimento integral da criança até os 5 anos de idade

O Colégio Paraíso no seu curso de Educação Infantil considera as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças. A Educação Infantil é considerada a 1ª etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os 5 anos de idade.

Nossa conduta é determinada por princípios:

• O respeito a dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais;
• O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
• A socialização das crianças por meio de sua participação nas práticas sociais; o atendimento aos cuidados essenciais.

EDUCAÇÃO INFANTIL

Nossa preocupação enquanto escola é concentrar atividades não somente nos aspectos pedagógicos mas, principalmente, no desenvolvimento socioemocional, trabalhando questões como a cooperação, autonomia, empatia, confiança, responsabilidade, perseverança entre outras coisas.

Aqui o aluno é protagonista!

PERGUNTAS FREQUENTES

O trabalho está pautado numa abordagem sócio-interacionista, onde fatores orgânicos e ambientais exercem influência no processo de desenvolvimento dos nossos alunos, inclusive em sua aprendizagem. Assim, acreditamos que a aquisição do conhecimento ocorrerá num processo construído pelo próprio indivíduo durante toda a sua vida, o que o faz ser o protagonista no processo  ensino-aprendizagem.

Utilizamos o material UNOI que possui recursos educacionais que propõem o desenvolvimento das competências e habilidades cognitivas e socioemocionais que resultem na formação de indivíduos capazes de enfrentar os desafios futuros. O material traz links que tornam a aprendizagem mais significativa e prazerosa. Fora isso, não é um material engessado, proporcionando atividades lúdicas com jogos e brincadeiras, pesquisas, aulas invertidas, aprendizagens por estações etc.

Em média de 15 a 20 alunos dependendo da turma.

No berçário temos uma auxiliar fixa e temos uma volante que dá suporte nas outras salas. Também temos um interfone instalado em cada sala que dá acesso direto à coordenação e secretaria para qualquer eventualidade.

Apesar de sermos uma escola que cresceu muito, ainda somos muito familiar. Os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental ficam na parte superior, na Rua Amparo e não tem acesso á Educação Infantil, exceto os alunos que tem irmãos e entram e saem pela mesma portaria.

Cada turma tem um horário especifico direcionado para parque, piscina de bolinhas, quadra, sala de leitura etc. Não batendo horário com nenhuma outra sala.

Apesar de já estarem no fundamental I, o Colégio Paraíso tem um olhar muito especial para o 1º ano. Mudou-se a nomenclatura, porém a maturidade dessas crianças continua a mesma. Eles ainda permanecem no prédio da Educação Infantil, pois priorizamos a questão do brincar ainda nessa fase. Eles só tem provas a partir do 2º ano, pois estão sendo avaliados no dia a dia. Temos um contato muito próximo com os pais e uma troca muito grande.
Os alunos na hora do lanche são supervisionados e auxiliados pela professora polivalente, que os acompanham em sala e nas aulas diversificadas.

No G5 os alunos já tem todos os estímulos para leitura e escrita, porém isso é um processo. Trabalhamos com o método fônico (este método se baseia no ensino de fonemas, ou seja, dos sons das letras). A proposta é que a criança entenda esse processo, respeitando sempre seu tempo e suas necessidades.

Contamos com uma equipe multidisciplinar (fonoaudióloga, psicóloga e nutricionista) que fazem um trabalho institucional, orientando nosso corpo docente e os pais quando necessário.